Flexibilidade

bambu

“Não há que ser forte
Há que ser flexível”.
Provérbio chinês

Todos têm manias. A minha é de sair anotando mensagens, pensamentos, provérbios com que me identifico. Anoto no celular, em cadernos, guardanapos o que tiver ao meu alcance no momento. Foi assim com esse provérbio que recebi por e-mail e tratei de anotar no meu celular.

Fiquei estarrecida porque encaixava perfeitamente com o que estava vivendo no momento. Estava levando tudo muito a sério, querendo ser forte. Não admitia fraquejar achava que tinha que enfrentar o problema de frente.

Tinha que resolver de todo jeito, custe o que custar. Que não podia perder tempo se não o problema aumentava ainda mais. Quando na verdade só precisava ser mais flexível, me afastar um pouco do emaranhando que eu mesma tinha me envolvido, esvaziar a mente para poder ter clareza, lucidez e conseguir visualizar as opções que a vida me oferecia.

Estava me comportando como um carvalho forte, rígido, gigante querendo enfrentar qualquer tempestade por pior que fosse. Aparentemente, nada me abalava. Só que por dentro estava desmoronando, sem forças, sem energia ás vezes até adoecendo.

Quando li esse provérbio, foi como um raio clareando minha mente. Percebi que a vida estava me convidando a ser mais flexível. A agir como um bambu que quando a tempestade chega se curva na direção do vento para se reerguer mais fortalecido depois que a tempestade passar.

Mais do que fortaleza precisamos de flexibilidade nos nossos relacionamentos, na vida para podermos nos reerguer mais fortalecidos e não perdemos nossa dignidade. Ouvir o outro desarmado sem a preocupação de estarmos certos e querendo sempre ser o dono da razão. Mais do que ter razão precisamos ser felizes. Mas do que conhecimento precisamos de amor.
Então sejamos mais bambus nos nossos relacionamentos e menos carvalhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s