Encontro Verdadeiro

celular

“É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações.”
Ana Vilela

Por esses dias foi postado no Facebook uma foto em um restaurante, acho que em Los Angeles, mostrando em um canto de cada mesa uma cesta onde as pessoas deixavam o celular só retirando-os no final, quando já estavam de saída. Sendo registrado foto das pessoas durante a permanência no restaurante conversando entre si como se fazia antes da febre do celular.

Achei a ideia fantástica. Esse aparelho foi e continua sendo uma invenção fabulosa e a cada dia com o avanço tecnológico traz novas possibilidades facilitando, muito as nossas vidas. Mas como em qualquer situação, tudo demais é sobra. Estamos sendo controlados, dominados e engolidos por este aparelho.

Na maioria das vezes é a principal e a mais importante das companhias. Em qualquer lugar que as pessoas estejam elas não conversam mais entre si, na realidade, sequer se olham. Vejo casais, que saem juntos, e ao invés de aproveitar o momento para namorar, conversar olhando no olho um do outro, tocarem juras de amor, preferem pegar o celular fazer uma selfie para postar nas redes sociais e colocar uma legenda: “aproveitando com meu amor”, “muito feliz com meu amor” ou algo desse tipo, e passa o tempo inteiro grudado no celular acompanhando as curtidas e os comentários sem sequer olhar um para o outro a não ser na hora de ir embora. Preferem passar o tempo se comunicando com o mundo virtual esquecendo a pessoa que está ao seu lado.

As pessoas estão perdendo a capacidade de conversar umas com as outras, de saber se o outro está bem, se precisa de ajuda ou simplesmente de olhar no olho do outro. Estão ocupadas demais acompanhando a vida de quem está do outro lado da tela. Ainda mais assustador é que muitas vezes, mesmo estando todos em casa se comunicam pelo celular. Nem percebem que tem alguém ao seu lado querendo um olhar sincero, uma palavra amiga, um abraço acolhedor.

A sociedade está adoecendo de solidão e tristeza por falta de contato humano, falta de carinho, de amor. Falta de um olhar de ternura, de compreensão, de solidariedade, falta de tempo para simplesmente conversar e demonstrar o quanto o outro é importante.

Hoje quando alguém pergunta: tudo bem com você? Na verdade ela não está interessada em saber, pergunta por formalidade. Mas se por acaso o outro diz: “não estou nada bem”, a pessoa dá logo um jeito de sair rapidinho, pois não tem tempo a perder com problema de ninguém. Pega o celular e começa a comunicação virtual.
As pessoas preferem se expor nas redes sociais como se fossem produtos em uma vitrine prontas para consumo, onde o mais importante é a aparência. Quanto mais linda for à embalagem maior a exposição, pois o que conta mesmo é mostrar como estão maravilhosas e felizes. Estão valorizando a aparência em detrimento da essência.

Viaja-se hoje para conhecer os lugares através da tela do celular. Não estão interessadas em apreciar a beleza do lugar e sim, sair tirando fotos só para postar. Pode até estar triste, ou chateada, mas na foto está com um sorriso de uma ponta a outra e uma legenda: “Gratidão”.

Que tal quando estiver com a família ou sair com os amigos esquecer um pouco o celular? Se não tiver uma cestinha por perto pode esquecer dentro da bolsa ou no bolso e conversar olhando no olho de quem está ao seu lado. Ficar presente onde você estiver e com quem estiver.

Vamos começar a fazer a mudança que queremos para o mundo e para a nossa vida aproveitando o espírito de confraternização e levando para nossos encontros o melhor presente que podemos oferecer ao outro.

Um encontro verdadeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s