Mãos Talentosas

Recentemente assisti, pela segunda vez, a um filme lançado em 2009. Mãos Talentosas de Thomas Carter que conta a História de Ben Carson. O filme retrata a belíssima trajetória de um menino negro, pobre, filho de mãe solteira e analfabeta, desinteressado pelos estudos que vivia sem muita perspectiva, pois se achava burro e incapaz, além de ser discriminado pelos colegas por estar sempre aquém da sua turma.

Até que um dia sua mãe se deparou com uma vasta biblioteca na casa de seu patrão e percebeu o que poderia fazer para ajudar o filho. Assim, seu irmão e ele foram obrigados a ir à biblioteca ler dois livros por semana ao invés de ficar em casa sentados esperando as coisas acontecerem. Ben se encantou pelo mundo da literatura passando a ser um leitor assíduo.

O que ninguém esperava era que ele se tornasse um neurocirurgião reconhecido mundialmente. O filme é marcado por cenas fortes e emocionantes. Fiquei encantada com a interpretação de Kimberly Elise. Ela faz a personagem da mãe de Ben.

O que mais me chamou a atenção era a maneira como ela conduzia os filhos. A serenidade no olhar e nas atitudes e ao mesmo tempo a determinação e firmeza. A maneira de encorajar e mostrar a capacidade e o potencial de cada um é fantástico. Mesmo os pequenos resultados ela valorizava e incentivava ainda mais. Tudo isso regado a uma paciência admirável. Ela não sabia ler, mas esse fato não impediu que os orientasse de uma maneira grandiosa que nem mesmo os filhos percebiam que a mãe não sabia ler. Ela buscava alternativa para que eles mesmos superassem suas dificuldades.

Quando Ben se tornou um neurocirurgião reconhecido mundialmente e se via sem saída quando se deparava com algum caso novo a mãe sempre aparecia em seus pensamentos lembrando que ele trazia o mundo guardado na cabeça. Ele só precisava acreditar e seguir em frente.

Como faz diferença na vida de uma criança quando ela é acompanhada com amorosidade, confiança, determinação e incentivo. Não precisa ser mestra nem tão pouco cobri-la com coisas materiais para mostrá-la o quanto é importante, amada e principalmente demonstrar confiança e fazê-la enxergar o grande potencial que tem.

O filme é um incentivo para quem quer buscar seus sonhos, pois mostra que por mias difícil que seja a realidade você pode mudá-la. Só precisa querer de verdade e acreditar no potencial que traz dentro de si.

4 comentários sobre “Mãos Talentosas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s