A difícil tarefa de dizer não

 

ana I

“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho”.
Theodore Roosevelt

Quem já passou por uma situação onde o que mais queria era dizer não e na hora H, por medo ou insegurança ou qualquer outro motivo, engoliu e disse sim? Depois ficou remoendo esse sim, mergulhado numa dor e tristeza pela falta de coragem.Se já passou por isso, sabe muito bem do que estou falando.
Se isso por si só não bastasse para nos deixar mal, vire e mexe aparece vampiros energéticos, que além de sugar toda nossa energia ainda usa e abusa da nossa boa vontade. É fácil identificar essas pessoas. Elas entram em sua vida de mansinho, como quem não quer nada e quando você menos espera, consideram-se seus amigos, bajuladores e querem agradar o tempo inteiro; depois que conquistam sua confiança começam a abusar sem o menor pudor. Estão sempre pedindo algo e fazem de um jeito amigável que muitas vezes você fica sem coragem de negar, mesmo contrariando sua vontade. São pessoas energeticamente pesadas, adoram fazer fofoca e estão sempre falando mal de alguém, deixando por onde passa um ambiente carregado. Fuja desse tipo de pessoas.
Às vezes é inevitável a convivência, então aprenda a dizer não quando for preciso dizer não, pois se elas não têm limite para pedir, não tenha para negar. Por isso convido você, que em algum momento,em alguma situação se calou, silenciou por medo de dizer não. Abra seu coração, fortaleça sua alma e cuide mais de você, dizendo não sempre que achar necessário.
Não se preocupe tanto com o outro se for seu amigo e gostar realmente de você irá entender e até admirar sua autenticidade, caso contrário melhor nem o ter por perto.
Não cale, não aceite, não engula, não faça nem diga sim quando sua única vontade for dizer não. Não quero, não vou, não gosto, não fico. Faça isso não para provar às pessoas que pode e que é forte, ou porque alguém espera que faça isso, mas por respeito a você, que é a pessoa mais importante.
Comece agora mesmo. A primeira vez será difícil e poderá se sentir mal por estar agindo dessa maneira. Mesmo assim vá em frente, não se deixe levar pela sua mente, às vezes ela é traiçoeira. Faça o que sua essência está pedindo, certamente ela sabe o que é melhor para você. Com o tempo irá perceber que negar um pedido ou um favor quando sentir que não deve fazer, não é um bicho de sete cabeças. Faça com serenidade e se sentirá fortalecido e orgulhoso com você mesmo por ter tomado essa atitude.
“O mais importante que aprendi a fazer depois dos quarenta anos foi a dizer não quando é não.”
Gabriel García Marquez

Maravilhoso aprender a dizer não quando é não, em qualquer idade. Mas, você não precisa chegar aos quarenta para aprender, comece agora mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s